quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tecnologia da informação: indispensável para a educação

Percebemos, hoje, nas salas de aula o uso de tecnologias, que são ferramentas importantíssimas na era da comunicação. Fernando Almeida, professor na área da educação da PUC-SP, é bem solicitado quando o assunto é tecnologia e educação. Segundo ele, a tecnologia da informação permite vários benefícios aos alunos, como oportunidade de se percorrer o objeto de estudo em seu próprio ritmo, podendo trabalhar alem da sala de aula. O computador proporciona ao aluno uma interação para com os colegas e com os assuntos, permitindo fazer experiências que ate então não seriam possíveis apenas com a folha de papel.
Um programa do Governo federal que relaciona tecnologia na educação é o ProInfo¹, que distribui computadores nas escolas, para que os alunos possam ter acesso a esta tecnologia. Também, há o projeto de dar (futuramente) aos alunos de escola publica computadores portáteis com formato mais educacional.
Em relação aos professores, para que estes trabalhem de forma correta com seus alunos, precisam ter um projeto pedagógico de trabalho, saber o que e em que focar na sua disciplina a informática, como trabalhar determinado assunto no computador, saber envolver os alunos, evitando que fiquem dispersos na aula. Resumindo deve-se capacita o professor e equipar as escolas adequadamente. Falta incentivo!

Entrevista feita com Fernando Almeida pela TIC- Brasil Educação

¹ conheça mais sobre o ProInfo no site: www.eproinfo.mec.gov.br

Um comentário:

  1. É importante perceber que a tecnologia tem invadido as salas de aulas e que devemos nos capacitar para promover estas mudanças na didatica educacional.

    ResponderExcluir